sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

SOS Masp

Já são 427 pessoas cadastradas no site http://www.sosmasp.com.br/.
O site consiste numa iniciativa reclamando a estatização do museu, em reação ao furto das obras de Picasso e Portinari no mês de dezembro. Os idealizadores argumentam que o Masp não é fundação, por isso "não dispõe de dotação original; não sendo, por outro lado, um museu do Estado, não é amparado por lei orçamentária. O mais importante Museu de Arte do hemisfério sul é uma sociedade civil de direito privado, constituída por algumas dezenas de associados que não contribuem para a manutenção de sua associação.
Essa sociedade outorga-se a gestão de um patrimônio formado, em parte, por doações de beneméritos já falecidos e, em grande parte, por um aporte oriundo da Caixa Econômica Federal, vale dizer, do Estado brasileiro. Ora, tal patrimônio, público em sua essência, exige uma injeção constante de crescentes recursos, materiais e humanos, que esses associados se demonstraram incapazes de arregimentar. Portanto, a realidade incontornável é de uma singela simplicidade: os investimentos necessários para evitar outros furtos e reverter o processo de profunda degradação do Museu estão fora do alcance da sociedade que o controla."
Vale a pena acessar o site e conhecer os outros motivos da proposta de estatização, bem como os nomes dos intelectuais que já se engajaram na causa.

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Capital Brasileira da Cultura 2009

O ano de 2008 nem bem começou e já se encontram abertas as inscrições de candidaturas de cidades interessadas em ser a Capital Brasileira da Cultura 2009. Neste ano de 2008, a cidade que detém este título é Caxias do Sul.
Com o apoio do Ministério da Cultura, do Ministério do Turismo e da Unesco, o projeto busca valorizar a identidade nacional em suas diversidades regionais.
O prazo final para as inscrições é dia 31 de maio de 2008.
Informações no site www.capitalbrasileiradacultura.org

O que tem aqui?
Tem cultura, arte, entretenimento e direito: tudo misturado.