terça-feira, 10 de março de 2009

Lei Francesa contra do dowload

De acordo com informativo da ABPI, citando a EFE, a França anunciou por sua ministra de Cultura, Christine Albanel, que notificará cerca de dez mil internautas por dia de que a nova lei contra pirataria lhes punirá por baixarem arquivos ilegais.

Segundo a ministra, nos países em que os internautas foram notificados, a pirataria caiu para 65% a 70% dos arquivos baixados. A lei, ora em debates na Assembleia Nacional Francesa, prevê que o internauta deva receber duas advertências e não as obedecendo, poderá perder o direito de acesso à rede por de um a três meses.

É... o império contra-ataca.

domingo, 8 de março de 2009

Sem querer ser recorrente e já sendo...

... mas algumas coisas nessa vida não tem mesmo explicação. Uma delas é a inapetência carnavalesca da cidade de Curitiba. Não que não haja Carnaval na cidade do Vampiro e da Polaquinha, mas qual o motivo pelo qual o curitibano insiste em negar algo que ele mesmo (tá bom, estou generalizando por meu grupo) gosta tanto?

A manifestação da alegria e a carnavalização do cotidiano são tão comuns ao curitibanos quanto aos paulistanos, soteropolitanos, cariocas e outros brasileiros por aí afora. É festa popular do mesmo modo, é tradução da cultura do povo, com a mesma raiz e dentre os entusiastas da festa, independentemente dos limites de município, a festa é festa e pronto! É o frio? É o elevador? É o sotaque que não casa com samba?

Assim, gostaria de lançar uma reflexão sobre o que é criado em Curitiba antes e durante o Carnaval. Sobre o desfile das valorosas Escolas de Samba de Curitiba, que mercem mais incentivo de nossa população e menos piadas, porque as pessoas que sambam em nosso "polacódromo" amam o que fazem e se rendem à folia como se estivessem na Sapucaí. E sobre os blocos, que tem em Garibaldis e Sacis sua mais volumosa e escrachada representação (amamos Garibaldis!).

Esse ano comparecemos também ao bloco da quinta-feira prévia ao Carnaval no bar Ao Distinto Cavalheiro, que se mostrou muito animado. Ficamos sabendo do Blocão, mas lá não estivemos. Alguém arrisca o que será que pode surgir em 2010? Curitiba esquenta ou não esquenta?

Abaixo, fotografia de Daniel Caron no Paraná Online, com parte do grupo idealizador no Garibaldis e Sacis, no dia que era praia no Largo da Ordem.


Mas não tinha acabado o Carnaval?

Certo, certo, como falamos abaixo, não há mais Evoé para Momo nesse pequeno período enfadonho entre a quarta-feira de cinzas e as vésperas de Natal. Mas como não se nega a raça, lá vem o Jacobloco, com participação de Patricia Vitachi. Conferiremos!


Propaganda Infatil

Há mais de um ano discutíamos a propaganda infantil e a legislação que chega regulamentando o assunto.
Para retomar as postagens, encontramos pertinente artigo de Paulo Sérgio Cornacchioni, no Consultor Jurídico de 7 de março de 2009, do qual extraímos trecho e recomendamos a leitura na íntegra:

Dispensados os rodeios, creio que esse debate pode ser proposto em termos objetivos: impor limites à publicidade (para impedi-la de se dirigir a crianças) significa violação da liberdade de expressão prevista no artigo 5º, IX, da Constituição da República?

Ele voltou, o boêmio voltou novamente...

Sei bem não se por influência da disposição e consequente (sem trema) atração (com rima), se por decreto ou medida provisória, após longo e tenebroso inverno e findo o reinado de Momo, esse espaço se dá por reativado.

O que tem aqui?
Tem cultura, arte, entretenimento e direito: tudo misturado.