Observando a programação infantil da TV brasileira, verifica-se que a maioria esmagadora de desenhos animados exibidos são estrangeiros. O Projeto de Lei nº 1821/03, do deputado federal Vicentinho (PT-SP) busca a incorporação de desenhos nacionais. Disse o deputado, conforme site do Minc, sobre os desenhos estrangeiros, que "além de uma cultura estrangeira, esse desenhos introduzem, muitas vezes, temas como a violência, o egoísmo e o anti-social".
Interessante notar que na justificativa do projeto está a imensa diferença entre a qualidade técnica de outros tipos de programas nacionais, inclusive exportados, e os programas infantis.
De acordo com o projeto tanto as emissoras de sinal aberto quanto as de sinal fechado seriam obrigadas a exibir percentuais de desenhos nacionais. "As animações teriam como conteúdo uma série de características como a promoção da solidariedade e da paz; a história do Brasil e seus expoentes; heróis nacionais brasileiros e a promoção de igualdade entre brancos e negros, homens e mulheres. Em seu primeiro ano de vigência, caso o projeto vire lei, a cota de desenhos nacionais será de 10%. A partir do quinto ano, esse percentual subirá para 50%."
Fonte: Ministério da Cultura.
sexta-feira, 26 de outubro de 2007
Desenhos animados nacionais
Postado por
Carolina de Castro Wanderley
às
12:17
Marcadores:
desenhos animados,
lei
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O que tem aqui?
Tem cultura, arte, entretenimento e direito: tudo misturado.
Tem cultura, arte, entretenimento e direito: tudo misturado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário