quarta-feira, 10 de outubro de 2007

A obra de Noel Rosa

No mês de janeiro de 2008 Noel Rosa completará 70 anos de falecimento. Assim, a obra de mais de duzentas músicas de um dos mais importantes compositores brasileiros cairá em domínio público, de acordo com a Lei 9610/98.

A partir de janeiro, dessa forma, não haverá mais pagamento de direitos autorais sobre sua obra: será permitida a livre reprodução de suas músicas e a vantagem financeira decorrente disto. O domínio público já havia alcançado a obra de Ernesto Nazareth, Sinhô e de Chiquinha Gonzaga. Agora, considerando a importância do compositor da Vila na música nacional, muitos produtores estão de olho na liberação de uso do que ele compôs.

No entanto, nem sempre os detentores de direitos autorais tem aceitado que conjuntos de obras caiam no domínio público. Muito conhecido ficou o movimento que "alargou" para 95 anos o direito de uso restrido do Mickey, o "Mickey Mouse Act" nos Estados Unidos, que iria ser liberado.

Abaixo o trailer do filme de Ricardo van Steen sobre a vida de Noel Rosa que deverá chegar aos cinemas agora em novembro. O elenco conta com Rafael Raposo e Camila Pitanga. Uma boa oportunidade pra celebrar sua genialidade!

Nenhum comentário:

O que tem aqui?
Tem cultura, arte, entretenimento e direito: tudo misturado.