segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Brasileirinho

Brasileirinho é o título de um choro composto em 1947 por Waldir Azevedo, considerado por muitos o melhor exemplo do gênero.
Mas é também o nome de uma recente e qualificada produção cinematográfica nacional, filme do finlandês de Mika Kaurismäki, que tem sido elogiado por muitos e bons.
Já de cara, o site do filme já está uma delícia, apontando a qualidade da trilha sonora. De lá extraímos a sinopse abaixo:
"Um emocionante passeio pela história do Choro, suas origens, primeiros adeptos, e ainda, um importante registro do Choro atual, feito por novos e apaixonados músicos, que mantém vivo e pulsante esse gênero musical tão diverso quanto rico.
Durante uma tradicional Roda de Choro, o Trio Madeira Brasil, composto por destacados músicos de Choro como Marcello Gonçalves (violão de 7 cordas), Zé Paulo Becker (violão) e Rolando do Bandolim, apresenta aos demais músicos convidados um projeto de show, e convida-os a participar.
Paralelamente, seja nas sessões de Roda, em suas próprias casas, ou tendo “cartões postais” do Rio de Janeiro ao fundo, alguns dos maiores expoentes do Choro tocam e lembram passagens essenciais da história desta música urbana do Brasil, como por exemplo a Era do Rádio, das Big Bands, e das gafieiras tradicionais, que aconteciam a céu aberto, no interior do país.
O conceito de “BRASILEIRINHO”, porém, é focalizar na vitalidade atual do Choro. Nesse contexto, uma olhada no workshop semanal de Choro no Rio de Janeiro, com mais de 300 participantes de todas as idades, ilustra, sem constrangimentos o autêntico jeito brasileiro de tocar e improvisar música, com níveis de qualidade impressionantes. O filme culmina com um concerto em um tradicional teatro do estado do Rio de Janeiro - o Teatro Municipal de Niterói. Durante o show, os artistas resumem, de forma espetacular, a opulência dos ritmos e melodias do Choro, um dos melhores e mais autênticos estilos musicais do Brasil."

Nenhum comentário:

O que tem aqui?
Tem cultura, arte, entretenimento e direito: tudo misturado.