terça-feira, 20 de novembro de 2007

Nós somos negros, porque somos Brasil

Oito entra dez blogs do Brasil hoje trazem o post de que comemora-se no dia 20 de novembro o Dia da Consciência Negra. Blogs políticos, culturais, pessoais, de tecnologia, história, variedades.
Blogueiros que nem mesmo sabem nada de consciência, para "fazer bonito", postam sobre o negro no Brasil. Isso tem um motivo claro: o Brasil é negro, e mesmo quem não é, é.
A data de 20/11 foi escolhida para marcar a consciência negra porque nesse dia morreu Zumbi dos Palmares, em 1695. A Lei 10.693/2003 operacionalizou a data como comemoração nacional, além de tornar obrigatório o ensiono sobre a história e a cultura afro-brasileira.
Ulysses Xavier, coordenador-geral da I Semana de Cultura Afro-Brasileira que acontece de 24 a 27/11 em Brasília, numa realização da Fundação Cultural Palmares e da Prefeitura do Setor de Diversões Sul (SDS/Conic), traz a reflexão, no site do MinC: "A gente não sabe que o primeiro livreiro do Brasil foi um negro, que o arroz de cuxá é um prato que vem da parte muçulmana da cultura negra ou que o maestro e compositor Carlos Gomes era afro-descendente".
É, nós somos negros. Mesmos os polacos da Barreirinha, em Curitiba. E adoramos ser!

Nenhum comentário:

O que tem aqui?
Tem cultura, arte, entretenimento e direito: tudo misturado.