terça-feira, 6 de novembro de 2007

PF cumprirá mandados de prisão e busca em operação contra fraude de incentivos culturais

Deu na Folha Online hoje, que a "Polícia Federal divulgou em seu site mais informações sobre a operação Mecenas, desencadeada nesta terça-feira (6), conforme adiantado pela colunista Mônica Bergamo.
De acordo com a polícia, o objetivo da operação é "desmantelar uma quadrilha que fraudava o andamento de projetos culturais submetidos à apreciação do Ministério da Cultura, onde postulavam credenciamento nos benefícios fiscais previstos na Lei Rouanet".
Ao todo, cinco acusados de vender facilidades na pasta já foram presos, incluindo um funcionário do MinC (Ministério da Cultura) e quatro lobistas.
O próximo passo dos policiais será cumprir cinco mandados de prisão e sete mandados de busca e apreensão, todos no Distrito Federal.
Segundo a PF, o grupo criminoso envolvido no esquema era composto por produtores culturais e servidores públicos, que proporcionavam favorecimento nas análises dos processos submetidos ao Conselho Nacional de Incentivo à Cultura - CNIC, órgão do Ministério da Cultura.
A investigação, que durou seis meses, começou a partir de uma denúncia feita ao MinC por um empresário que revelou estar sendo achacado por funcionários do ministério. A CGU (Controladoria Geral da União) foi alertada e solicitou ajuda da PF."
A Folha on Line também anunciou, ao final da manhã, que os cinco acusados já estão presos.

Nenhum comentário:

O que tem aqui?
Tem cultura, arte, entretenimento e direito: tudo misturado.