segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Mídias convergentes e empreendimentos culturais

O ramo do entretenimento, aí abrangendo um número maior de manifestações do que simplesmente a cultura, tem tido crescimento muito grande dentre as áreas empresariais.
No entanto, há a possibilidade de um empreendimento cultural estar englobado pela indústria do entretenimento e assim o é, frequentemente.
As grandes e notórias iniciativas culturais dos últimos tempos têm usado os mecanismos do show business: tecnologia, visão empresarial, consultoria jurídica, benefícios fiscais e a convergência de mídias.
Veja-se, por exemplo um filme, que ao ser lançado, traz uma série de outros produtos agregados: DVDs, CDs, trilha sonora transporta para toques de celular, jogos de vídeo-game com os personagens e enredo, papéis de parede e descanso de tela para computador, além de conceitos em moda e outras formas de consumo. Tudo isso é passado para não mais o mero espectador, mas para o espectador-consumidor.
Para isso tem que estar atento o empreendedor cultural, sob pena de, não aderindo à convergência de mídias, a pirataria o fazer em seu lugar!

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